Pauderney Avelino articula nome de Saullo Vianna ao comando da Seminf; pasta terá verba de R$ 881 milhões
A reportagem entrou em contato com os deputados Pauderney Avelino e Saullo Vianna para ouvi-los sobre a articulação ao comando da Seminf. Saullo disse que as chances de ele sair da Câmara Federal para assumir a secretaria municipal são praticamente “zero”. Pauderney não respondeu à reportagem. O último a assumir a titularidade da pasta foi o amigo pessoal do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), Renato Júnior, eleito vice-prefeito.
Eleito suplente de deputado federal pelo União Brasil nas eleições de 2022, Pauderney está na função desde 2 de fevereiro, após Fausto Júnior assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) do Governo do Amazonas. É a sétima vez que Pauderney exerce um mandato no Parlamento Federal. O retorno de Fausto a Brasília (DF) é dado como certo no governo.
Quando assumiu o cargo neste ano, Pauderney prometeu atuar em defesa da Zona Franca de Manaus em meio à regulamentação da Reforma Tributária, . “Nós temos que trabalhar muito essas leis infraconstitucionais que é exatamente para evitarmos surpresas”, declarou em entrevista à imprensa, na época.
A regulamentação da Reforma Tributária está em tramitação por meio do Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, atualmente, em discussão no Senado. A reforma substitui, gradualmente, cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) por três: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo.
Advertência
Saullo Vianna foi advertido pela Executiva Nacional do União Brasil ao fazer campanha contra o candidato do partido a prefeito de Manaus, deputado Roberto Cidade, nas eleições de 2024, contrariando a uma determinação da legenda para todo o Brasil.
“O União Brasil Nacional reforça a todos os dirigentes partidários, mandatários e filiados a proibição de apoiar pré-candidatos e candidatos de outros partidos políticos não coligados nos municípios onde o União Brasil disputará as eleições para cargos majoritários”, diz trecho do comunicado.
Ainda de acordo com o alerta, o não cumprimento da determinação poderia acarretar no afastamento partidário de Saullo Vianna e de demais filiados do União Brasil, assim como configurar infração disciplinar e a prática de infidelidade partidária, previstas no Estatuto da sigla.
Aliado
Saullo Vianna compareceu à convenção partidária do prefeito de Manaus, David Almeida, em agosto, e esteve ao lado de Almeida, reeleito ao cargo, na campanha eleitoral do primeiro e segundo turnos.
“Agradeço ao prefeito David Almeida por sua parceria e compromisso com essa causa tão importante”, disse o deputado federal no evento. Ele destinou, até o momento, R$ 43 milhões em emendas parlamentares para a Prefeitura de Manaus.
Por Jadson Lima - REVISTA CENARIUM
Nenhum comentário